Pecuária Sustentável: Conheça as tendências globais na...
11 de October de 2023Confira os detalhes na entrevista com o zootecnista Rodrigo Gennari consultor e líder...
3 de November de 2023Se você é um apaixonado pela pecuária de corte no Brasil já deve ter...
3 de November de 2023No dia 16 de novembro de 2022 ocorreu a quinta Masterclass da safra 2022/2023. A mentora Jacqueline Lubaski discorreu sobre "Remuneração variável por metas: Saiba como implementar e alcançar mais resultados”.
Segundo Lubaski, adotar a remuneração variável por metas é uma alternativa para algumas empresas, isso porque, o PPR ou PPL ajuda a estimular a produtividade dos funcionários, tendo uma equipe mais comprometida e, consequentemente, alcançar resultados mais altos.
A meritocracia é um tipo de gestão que busca promover e premiar funcionários que apresentam os melhores índices de desempenho, almejando valorizar os talentos e permitir que os colaboradores cresçam dentro da organização. Não é apenas o funcionário que sai ganhando, a fazenda também se beneficia da prática.
Para implantar esse recurso é muito importante estar alinhado com os processos, pois o modelo tem que fazer sentido para o seu negócio. De acordo com a Pirâmide de Maslow, o ser humano esforça-se para satisfazer suas necessidades pessoais e profissionais. Segundo esta teoria, cada indivíduo tem que realizar uma “escalada” hierárquica de necessidades para atingir a sua plena autorrealização.
Os principais pontos a serem observados antes da implantação é se a fazenda possui governança estruturada, cultura e identidade alinhadas, liderança preparada, treinamentos e desenvolvimento dos funcionários, comunicação assertiva, trabalho em equipe e reconhecimento dos colaboradores e de suas funções. O alinhamento destes processos é muito importante.
Existem algumas ponderações que precisam ser efetuadas para que a meritocracia, PPR ou PPL seja estabelecida de maneira segura, evitando efeitos negativos: Conhecer a gestão dos números, principais indicadores e qual a principal fonte de renda da fazenda, estabelecer uma forma justa de avaliação orientada com antecedência, alinhar as regras, metas, como e quando receber a bonificação, efetuar um programa de feedback.
Além disso, é importante possuir uma liderança engajada com o processo, realizar acompanhamento dos resultados antes que termine o prazo - facilitando tomada de decisões, dispor foco na autoestima e autorrealização dos colaboradores, avaliação de cada funcionário para evitar injustiças e cumprir com o combinado realizado.
Como conclusão, o sucesso do programa de remuneração variável por metas pode agregar muitos benefícios para a propriedade e seus colaboradores, porém precisa fazer sentido com o modelo de negócio do produtor. Se bem alinhado, o programa pode ser uma ferramenta benéfica, tanto como forma de encontrar e reter talentos, quanto para maximizar motivação e produtividade através da realização dos colaboradores.