Como tomar as melhores decisões analisando os números da fazenda


No dia 17 de janeiro de 2023 ocorreu a sétima Masterclass da safra 2022/2023, sendo a primeira do ano. Nesta masterclass o zootecnista Antonio Chaker discorre sobre “Como tomar as melhores decisões analisando os números da fazenda".

 

Chaker iniciou abordando sobre perfis de liderança, onde um líder,  pode se enquadrar entre autocrático, democrático e liberal. Ao tomar decisões o gestor pode administrar qual a melhor forma de agir de acordo com cada situação.

É primordial em uma empresa que a opinião de seus colaboradores seja levada em consideração, pois, adesão ao projeto, espírito de dono e senso de pertencimento só existem quando a equipe participa das decisões. Boa parte das medidas devem ser democráticas e liberais. Por outro lado, alternativas difíceis e estratégicas que de alguma forma trarão reações a equipe, devem ser autocráticas, pois dessa forma o líder consegue controlar processos de forma minuciosa e cumprir rigorosamente as metas.

O processo de decisão pode seguir duas vias, sendo, racional ou intuitivo - o modelo racional trata-se da decisão tomada de modo a maximizar o valor do resultado, essas decisões consideraram todas as informações possíveis sobre o assunto. Já o modelo intuitivo é embasado em tomada de decisão feita por meio de um processo cognitivo inconsciente, com base em experiências vividas.

Antonio abordou a respeito do efeito Dunning-Kruger, que é um tipo de viés cognitivo onde uma pessoa acha que sabe muito sobre um assunto, quando na verdade, sabe pouco. Como exemplo, uma pessoa sob esse efeito pode se considerar um especialista em um assunto que sabe pouco. Por outro lado, os especialistas de fato admitem que o tema é muito mais complexo do que eles acreditavam, portanto possuem conhecimento insuficiente sobre o assunto.

Existem outros tipos de viés cognitivos que podem impactar durante a tomada de decisões, como por exemplo viés de confirmação, disponibilidade, status quo e efeito manada. Portanto, é muito importante levar todos esses fatores em consideração para que a decisão tenha sentido com a verdadeira necessidade do negócio.

Há diferentes tipos de decisões que podem ser tomadas em um negócio, como por exemplo, decisões potencializadoras, corretivas, de contingências ou oportunistas. Cada um desses formatos possui características específicas, e é importante detectá-las para o embasamento de resoluções.

A tomada de decisão consiste em alguns passos importantes, iniciando com a identificação do problema, coleta de dados - números, levantamento de alternativas, escolha do caminho e por fim, decisão e acompanhamento da medida. Como ponto focal as decisões devem levar a produzir > 5% de resultado sobre o valor da propriedade e > 20% sobre o valor do rebanho.

Um termo interessante para criar estratégias é o Data Driven, conceito estratégico que pode ser aplicado a qualquer negócio, inclusive na fazenda. Em prática, significa tomar decisões baseadas em análise e interpretação de dados, onde a gestão é orientada por dados, que se transforma em informações, gerando consluões e e consequentemente uma ação.

Chaker finalizou frisando a respeito da importância de dominar a tendência, analisando todos os cenários do mercado.  É uma ferramenta muito importante para projetar o comportamento do mercado, além disso, são utilizadas como base para resoluções a longo prazo para definir estratégias e decisões.

 

7ª Masterclass Safra 2022/2023

Como tomar as melhores decisões analisando os números da fazenda


No dia 17 de janeiro de 2023 ocorreu a sétima Masterclass da safra 2022/2023, sendo a primeira do ano. Nesta masterclass o zootecnista Antonio Chaker discorre sobre “Como tomar as melhores decisões analisando os números da fazenda".

 

Chaker iniciou abordando sobre perfis de liderança, onde um líder,  pode se enquadrar entre autocrático, democrático e liberal. Ao tomar decisões o gestor pode administrar qual a melhor forma de agir de acordo com cada situação.

É primordial em uma empresa que a opinião de seus colaboradores seja levada em consideração, pois, adesão ao projeto, espírito de dono e senso de pertencimento só existem quando a equipe participa das decisões. Boa parte das medidas devem ser democráticas e liberais. Por outro lado, alternativas difíceis e estratégicas que de alguma forma trarão reações a equipe, devem ser autocráticas, pois dessa forma o líder consegue controlar processos de forma minuciosa e cumprir rigorosamente as metas.

O processo de decisão pode seguir duas vias, sendo, racional ou intuitivo - o modelo racional trata-se da decisão tomada de modo a maximizar o valor do resultado, essas decisões consideraram todas as informações possíveis sobre o assunto. Já o modelo intuitivo é embasado em tomada de decisão feita por meio de um processo cognitivo inconsciente, com base em experiências vividas.

Antonio abordou a respeito do efeito Dunning-Kruger, que é um tipo de viés cognitivo onde uma pessoa acha que sabe muito sobre um assunto, quando na verdade, sabe pouco. Como exemplo, uma pessoa sob esse efeito pode se considerar um especialista em um assunto que sabe pouco. Por outro lado, os especialistas de fato admitem que o tema é muito mais complexo do que eles acreditavam, portanto possuem conhecimento insuficiente sobre o assunto.

Existem outros tipos de viés cognitivos que podem impactar durante a tomada de decisões, como por exemplo viés de confirmação, disponibilidade, status quo e efeito manada. Portanto, é muito importante levar todos esses fatores em consideração para que a decisão tenha sentido com a verdadeira necessidade do negócio.

Há diferentes tipos de decisões que podem ser tomadas em um negócio, como por exemplo, decisões potencializadoras, corretivas, de contingências ou oportunistas. Cada um desses formatos possui características específicas, e é importante detectá-las para o embasamento de resoluções.

A tomada de decisão consiste em alguns passos importantes, iniciando com a identificação do problema, coleta de dados - números, levantamento de alternativas, escolha do caminho e por fim, decisão e acompanhamento da medida. Como ponto focal as decisões devem levar a produzir > 5% de resultado sobre o valor da propriedade e > 20% sobre o valor do rebanho.

Um termo interessante para criar estratégias é o Data Driven, conceito estratégico que pode ser aplicado a qualquer negócio, inclusive na fazenda. Em prática, significa tomar decisões baseadas em análise e interpretação de dados, onde a gestão é orientada por dados, que se transforma em informações, gerando consluões e e consequentemente uma ação.

Chaker finalizou frisando a respeito da importância de dominar a tendência, analisando todos os cenários do mercado.  É uma ferramenta muito importante para projetar o comportamento do mercado, além disso, são utilizadas como base para resoluções a longo prazo para definir estratégias e decisões.

 

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