Pecuária Sustentável: Conheça as tendências globais na...
11 de October de 2023Confira os detalhes na entrevista com o zootecnista Rodrigo Gennari consultor e líder...
3 de November de 2023Se você é um apaixonado pela pecuária de corte no Brasil já deve ter...
3 de November de 2023
Chaker iniciou comentando sobre a importância de uma boa gerência na propriedade, sendo necessário buscar sempre ser o melhor no que se faz. Pontuou que é perceptível que, as fazendas que entregam mais dinheiro, são as que se preocupam no bem estar dos animais, funcionários, ambiente e outros.
Para atingir os melhores resultados, a fazenda deve ganhar no mínimo 4% do que vale a terra e 20% do que vale o gado. Muitas vezes pelo correr do dia a dia, o líder se perde na “lama do operacional” e acaba com um resultado que não foi planejado. Um líder de sucesso possui a capacidade de melhorar a cada safra, encarando seus próprios erros e acertos.
Visando observar e avaliar os números, a realização do “Debriefing” auxilia na revisão das ações tomadas, sendo um relatório com as informações obtidas. Desta forma é possível observar e avaliar o que foi bom e o que foi ruim, para que os erros sejam corrigidos.
Um ponto central de uma fazenda lucrativa é observar que o sucesso é feito da porteira para dentro e não pelo mercado. Tende-se a acreditar que o valor de venda do animal é o mandatório para um bom resultado da safra, porém, é necessário entender que ele não tem atuação eficaz para ter grandes transformações dentro da fazenda. Para acompanhar o desenvolvimento do negócio é muito importante observar o todos os pontos do fechamento de safra.
A perspectiva da safra 22/23 é uma safra de oportunidade, que deve ser feita com muito esmero. Será um ano que o objetivo deve ser colher o máximo da eficiência animal e criar margem dentro da propriedade. Não existe caminho curto ou fácil para problemas complexos, existem princípios que contribuem para o resultado, conforme pontuou Chaker.
A grande perspectiva é um ano com uma maior instabilidade econômica, tendo uma renda per capita menor e consequentemente uma demanda reprimida da produção. Em safras assim, é preciso produzir com margem e colher a máxima eficiência animal para ser capaz de responder variações de mercado.
Como ponto final, Chaker comentou que é muito importante a fazenda entender em qual momento está e qual será o próximo passo e criar um projeto para a nova safra.