Pecuária Sustentável: Conheça as tendências globais na...
11 de October de 2023Um estudo inédito revelou que 70% das fazendas de gado operam com baixa emissão de...
19 de February de 2025Confira os detalhes na entrevista com o zootecnista Rodrigo Gennari consultor e líder...
3 de November de 2023No cenário da pecuária moderna, o cuidado com o bem-estar animal e a produção sustentável têm se tornado uma prioridade e um diferencial competitivo. Em entrevista ao Giro do Boi, Hellen Braga, médica-veterinária e analista de resultados do programa Fazenda Nota 10, e Paulo César Schlatter Matsumoto, diretor de Agronegócios do Grupo Matsumoto, compartilharam como o manejo de ponta e o cuidado com o gado elevam o padrão da carne, tornando-a mais valorizada no mercado. Assista ao vídeo clicando aqui ou no link abaixo e confira esta grande história de sucesso.
Hellen Braga explicou como a Fazenda Vitória, premiada pelo Fazenda Nota 10, adotou o uso de mantas de contenção, permitindo curar o umbigo e pesar bezerros de forma confortável para o animal e eficiente para o trabalhador.
Esse detalhe, aparentemente simples, gera impacto na saúde e crescimento dos animais, facilitando o trabalho de manejo e reduzindo o estresse.
- Hellen Braga
Outra técnica essencial foi a substituição da marcação a fogo por um sistema de brincos coloridos, que indicam o mês de nascimento dos bezerros. Essa medida, além de eliminar uma fonte de dor, ajuda na gestão do rebanho, facilitando a seleção genética.
O objetivo, segundo Matsumoto, é criar um ciclo de melhorias contínuas que garantam bem-estar e maximizem a produtividade.
Para o Grupo Matsumoto, essa transformação trouxe benefícios claros, refletidos em ganhos financeiros e na preferência por sua carne no mercado nacional e internacional. Matsumoto acredita que o respeito pelo bem-estar animal está no centro do sucesso da fazenda:
Ao implementar práticas inovadoras e buscar melhorias constantes, a Fazenda Vitória comprova que o bem-estar animal e o manejo sustentável não só elevam o padrão da produção como também abrem portas para novos mercados, mostrando que a pecuária do futuro é baseada em respeito, qualidade e responsabilidade.