Pecuária Sustentável: Conheça as tendências globais na...
11 de October de 2023Um estudo inédito revelou que 70% das fazendas de gado operam com baixa emissão de...
19 de February de 2025Confira os detalhes na entrevista com o zootecnista Rodrigo Gennari consultor e líder...
3 de November de 2023No coração do Pantanal sul-mato-grossense, onde o desafio de produzir bezerros saudáveis é ainda maior por causa do ambiente rústico e das dificuldades de manejo, um exemplo de sucesso está inspirando a pecuária de cria em todo o País. Assista ao vídeo clicando aqui ou no link abaixo e confira os detalhes na íntegra.
É o caso da Fazenda Baía do Lara, em Corumbá (MS), pertencente ao grupo Rio Corrente Agropastoril, comandado pelo pecuarista Túlio Ibanez Nunes.
Graças ao apoio do programa Fazenda Nota 10 e a uma série de medidas estratégicas, a propriedade conseguiu reduzir pela metade a mortalidade de bezerros, ao mesmo tempo em que elevou sua taxa de fertilidade para impressionantes 87,8% — índice acima da média das propriedades mais rentáveis do programa.
De acordo com o zootecnista Rodrigo Gennari, líder de projetos do Fazenda Nota 10, o sucesso da fazenda se deve a uma gestão técnica exemplar e à adoção de práticas modernas de manejo mesmo em um bioma tão desafiador como o Pantanal.
Entre as principais ações que levaram a essa transformação estão:
Com todas essas melhorias, a Fazenda Baía do Lara atingiu índices de produção superiores aos das fazendas mais rentáveis do programa Fazenda Nota 10:
Além disso, os bezerros cruzados da fazenda atingem pesos de desmama entre 230 e 250 kg, e os bois são abatidos com até 22 arrobas aos 20 meses, resultado de uma recria intensiva com suplementação e manejo nutricional bem ajustado.
A adaptação do manejo às características do bioma foi essencial para alcançar esses resultados.
Com a implantação dos piquetes maternidade, os bezerros recebem colostragem, vacinação e cura de umbigo no primeiro dia de vida, o que reduziu drasticamente perdas e doenças.
Outro avanço foi na qualidade da água, substituindo cacimbas por sistemas de bomba solar, garantindo higiene e controle sanitário.
Com mais de 10 mil hectares de pastagens e um rebanho de mais de 5 mil cabeças, o grupo Rio Corrente também opera a Fazenda da Serra, em Coxim (MS), onde realiza o ciclo completo da produção, levando os animais até o abate com elevado padrão de qualidade.
Túlio reforça que o conhecimento técnico e o apoio do Fazenda Nota 10 foram determinantes:
A história da Fazenda Baía do Lara mostra que, mesmo nos ambientes mais desafiadores, é possível alcançar alta produtividade com sustentabilidade, desde que haja planejamento, foco na cria e gestão profissional.
E para garantir que cada bezerro importe — como diz a campanha promovida pelo Giro do Boi nesta semana especial —, é preciso investir desde o nascimento. O resultado não é apenas mais lucro: é uma pecuária mais eficiente, consciente e preparada para o futuro.